quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Berço da Abóbada

"Se não sorrires para a vida, ela nunca sorrirá para ti"
Assim consenti um espírito novo para mim,
pois do velho eu mal ou bem me exprimi e fugi.

Como o arco não abraça a argola,
o passarinho não foge da gaiola.
É então numa gaiola que eu duplamente coexisto,
há medida que do outro lado o fiscal me solicita o visto.


Esse medo não me faz a coragem querer quebrar,
porque profundamente eu sei que a grande luta interior
é colidir e topar a forma mais eficiente de te poder amar.


Mas no fundo, no fundo
lágrima derramada sob cólera acesa
torna uma mútua descompatibilidade
sem qualquer regalo ou surpresa.


Nesse profundo fundo é onde me questiono,
interrogando-me sobre factos factuais,
deliberando-me sobre a minha vida
e quiçá inclusive a dos demais.


E demais não é de ganir e pedir,
que na simétrica e vertical espiral
onde te encontras neste momento,
talvez me possa eu fazer subir e medir.

Mas então o empolado amor fracassou
porque o cupido tanto e tanto se esforçou,
mas a água dos cerrados tetos sobre mim se precipitou
e assim o deus do amor apenas a um dos dois pássaros acertou.


Pois em cada "L" de esquina
onde que vejo um arremessado casal amigo,
extraordináriamente lembro-me sem memória
dos meus tantos luares vividos ao desabrigo.


Já não mais lá estou.


«jd»

2 comentários: