quinta-feira, 15 de março de 2012

Enamorado

O teu fácil sorriso, a tua armadura,
numa conservadora pessoa de improviso,
lá que interminavelmente perdura.
Vives em lama e nela mesmo cais.
Mergulhas em lodo e dele não sais.

Passeias o teu corpo fragmentado
pelos atalhos e esquinas da cidade.
Faz-me preso, torna-me encarcerado.
Brinca comigo, dócil serva da temeridade.

Ás vezes rasgo-me deitar e tombar
no gélido chão da minha cozinha,
abandonado e de pernas ao ar.

Já com o coração perto da laringe,
ouço-o em desmedido percutir,
em tudo o prateado músculo finge.

Fixo-te numa gravura intrapessoal,
guardando no olhar e na saudade
todos os sóis que vimos esconder no horizonte do mar,
revendo temporalmente o nosso apaixonar e desapaixonar.

As ostensivas imagens,
secretamente guardadas,
reminiscentemente em delícia;
a saudade do angelical beijo matinal
hoje dispenso com perícia:

São tudo demónios desventurados
com gestos e hilaridade de qualquer anjo.
As ações são instáveis e sem sentido.
O sentido dado pelo meu Deus
já não é o sentido dado pelo meu Deus.
Deus não me queria nisto. Amar não é isto.

As memórias perfuram essas irrecuperáveis ações
e cada metro longe de ti é um conjunto de privações.
O sentido desmentido rendido e vencido habita sob o luar.
Onde estás meu amor? Onde estás?
Preenche o imenso oco, abraça-me e abrasa-me.

Sente o ar que não evapora, sente a água ir-se embora.
Volta comigo, cede-me abrigo.
Sê o meu par para o baile de amanhã,
põe o teu melhor perfume, de odor a romã.
Fica comigo desde a noite até de manhã.
Este rapaz tem demais e de menos para te dar.

João Dias

2 comentários:

  1. Texto mt bonito joão dias, tens jeito para escrever, tenho seguido o teu blog e tens textos fabulosos. Continua a publicar que eu terei mt gosto em ler. Apaixonado? Luta por essa pessoa se é ela que queres!! Boa Sorte :-)
    Cumprimentos, José Medeiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado José Medeiros. Fico muito agradecido por seguires o meu blog e por gostares do que escrevo. Continua a comentar por favor, é importante para mim receber críticas. :)

      Eliminar